domingo, 18 de novembro de 2012

BOLETIM INFORMATIVO Nº 9













Introdução
Com a publicação do 9º Boletim Informativo do LCCP agradecemos a todos aqueles que nos tem incentivado e que nos tem mostrado enorme interesse na nossa tarefa de divulgação aos criadores. A todos que nos tem apoiado o nosso muito obrigado pela confiança que nos deram e ao mesmo tempo responsabilidade que nos obriga a melhorar e a manter a sua publicação bimensal.

Sumário

  • Sabia que...
  • Almeria 2012 – Campeonato Mundial de Ornitologia
  • Fraudes -Para reflexão pela verdade desportiva – Metodologia aplicada e verificação objectiva

Sabia que:
-Para melhorar o fenótipo cromático dos canários o criador necessita incorporar durante a muda substâncias pigmentadas de origem natural e sintéticas como a cantaxantina-carifil red e outros produtos.
No entanto o criador tem de saber como dosear as quantidades dos mesmos produtos pois quando dados em quantidades excesso por estes acumularem-se na retina -bico e patas pode causar a perda de visão.
Desta forma aconselha-mos a seguinre dosa a administrar:
5 a 7,5 gramas por cada kilo de papa húmida

Para evitar a morte das crias nos primeiros dias de vida:
-Como norma devemos fornecer nos primeiros 5 dias de vida o medicamento na água de beber e também aos progenitores nos 4 a 5 dias anteriores ao nascimento dos jovens ou seja antes da eclosão.

Produtos a dar:
*Zoomicina-N-Oral-Gloxovet na proporção de 2ml em 100 de água
*Anticol-Chemivit na dose de o,5 gramas em 100 ml de água
*-Bimixim xarope-Lusofarmacona dose de 1cc em 100 cc de agua ou 1/2 comprimido em 50cc
Naturalmente a eficácia deste tratamento pode não ser suficiente caso o criador intervenha tarde ou seja quando os jovens aves encontram-se já debilitadas e os germes já se encontram localizados nos rins-e no fígado etc.

Podemos assegurar que este tratamento ou terapia pode levar-nos a conduzir a criação na sua suficiente normalidade.
Como nota final na altura deste tratamento não devemos dar verduras nem frutas aos progenitores.


Sabia que:

A Spirulina Plantensis,é um super integrador, cujas vantagens é devido às diversas propriedades terapêuticas ,pois reforçam o sistema imunitário e a flora intestinal, é pois a razão que está a ser usada na avicultura com enorme sucesso.
É um dos produtos naturais que contém a mais elevada concentração de clorofila (pigmento verde) caratenoides (pigmento laranja) e a ficcocianina (pigmento azul)e por último a xantofila(pigmento amarelo).
É também rica em nutrientes, vitaminas e proteínas vegetais.
Tem uma grande importância na fertilidade dos nossos reprodutores devido à vitamina É (vitamina da fertilidade)
Na muda das penas exerce uma grande acção, pois é riquíssima de pigmentos naturais, cuja administração na papa de cria beneficia a plumagem das aves, tornando-as mais brilhantes e sedosa, intensifica a cor, realçando o verde, amarelo e o vermelho.
Nos canários Melânicos , reforça a eumelanina negra, produzindo uma tonalidade azulada a que denominamos o factor óptico(refracção azul).
Por último é tido como um antibiótico natural que não produz efeitos negativos nas aves.

Como nota final:
Os criadores devem ter o cuidado na aquisição do produto pois existem diversas marcas no mercado, cuja composição de algumas contêm Beta-Caroteno o que não pode ser dado aos canários sem factor (amarelos) pois provoca o cor dourada que quando expostos são fortemente penalizados pelos juízes classificador


Almeria 2012 – Campeonato Mundial de Ornitologia



Canário lizard prateado (individual) do criador Paulo Alegria


Mais uma vez uma grande participação dos criadores portugueses, com resultados muito positivos em todas as classes em concurso.
No que diz respeito aos canários Lizards além da medalha de prata alcançada pelo Paulo Alegria, outros prémios podiam e deviam ter sido alcançados.
Nas equipas de Lizards dourados (Paulo Alegria) prateados, azuis (Carlos Lima) e em individual Alvarino Sampaio, sem duvida que os criadores portugueses referenciados deviam estar entre os três primeiros classificados.



Canário Lizard prateado (equipa) do criador Carlos Lima



Resultados

Paulo Alegria - Lizards dourados – 368 pontos
Carlos Lima – Lizards prateados – 364 pontos
Carlos Lima – Lizards azul – 366 pontos

Em individual
Alvarino Sampaio -Lizard azul – 90/91 pontos
Carlos Lima- Lizard azul - 90/90/90 pontos

João Múrias  - Lizard dourados – 88/88/89 pontos
Paulo Alegria – Lizard dourados – 89/89/89 pontos
Jorge Ferreira Serrano – Lizard dourados 90 pontos
Carlos Lima – Lizard dourado – 89 pontos

Carlos Lima- Lizard prateado – 89 pontos
João Múrias – Lizard prateado – 89/88/89/88/89
Paulo Alegria –Lizard prateado -  91/93 pontos

Agradecimento
Ao empenho demonstrado por um dos elementos do Clube de amigos do canário Lizard de Espanha, José Escarabajal Martines e Bernardino Yeves Valero,devido ao interesse para resolver as razões de desaparecimento antes dos julgamentos de um canário Lizard Dourado, pertencente à equipe do criador Carlos Lima.
Felizmente a ave apareceu no Sábado após o encerramento da exposição dentro de uma gaiola que nada tinha a haver com a secção.
De salientar que a Delegação Portuguesa responsável pelas aves nacionais a concurso nada fez para resolver este assunto.
Para uma reflexão para não acontecerem estas situações.

Nova raça ou aberração ?
Foi apresentada pela a Holanda no mundial de Almeria , esta possível variedade do canário lizard com poupa , denominada VECTIS
Sobre esta possível raça esperamos por parte dos criadores de canário Lizard um comentário.





Fraudes -Para reflexão pela verdade desportiva -
Metodologia aplicada e verificação objectiva

Este texto foi enviado pelos amigos e juízes OMJ Carlos Lemo e pelo Engenheiro Wagner a que o LCCP muito agradece, pela prestigiosa colaboração. Este artigo tem como finalidade alertar as federações nacionais e internacionais para que nas exposições passe a existir uma verdade desportiva que dignifique a ornitologia amadora e seus criadores.

1-     Dentro da Metodologia aplicada tivemos basicamente 5 elementos determinantes.
1.1.  Verificação por luz negra observando-se a incidência ou reflexão UV sobre a plumagem da ave.
1.2.  Resíduos de produto emissor de luz azul, caracterizando meio artificial.
1.3.  Análises em microscópio (1x a 80x de ampliação) de amostras da plumagem coletada (conforme o regulamento) quanto à sua integridade ou reacção na aplicação de produtos não permitidos.
1.4.  Reacção química sobre amostras da plumagem
1.5.  Análises em laboratório externo, sendo analise de cor e DQO demanda química de oxigénio.

1.1          – Luz negra
Neste ponto verificamos aves que apresentavam um brilho diferente das demais da mesma cor. Esta analise somada a observação em microscópio da integridade da pena, notamos que havia uma corrosão nas bárbulas das penas, demonstrando claramente, uma corrosão provocada por um meio agressivo, gerando principalmente, a despigmentação agem na feomelanina , pois esta está distribuída na parte superficial da pena , mas se usados de forma mais intensa , ou seja maior frequência ou concentração ,pode efectuar a retirada por ataque da eumelanina com um total de prejuízo da plumagem ou até da saúde do animal.
Notava-se neste caso que havia uma perda na sedosidade natural das penas provocando saliências ou desníveis em sua linha dorsal.



a)Mesmo tipo de observação feita à foto de cima, neste caso, podemos notar faixa escura na extremidade da pluma (pena) onde ocorreu um ataque mais severo à pena. É importante notar que este tipo de fraude provoca a total danificação das condições naturais da plumagem

1.2 Resíduos de produtos
Objectivamente foram verificados na mesa de julgamento, que as aves brancas apresentavam uma coloração em seu fundo, principalmente nas áreas de concentração e uripigio . Temos no mercado alguns produtos branqueadores, alguns deles à base de anil que tem a função de pigmentar. Após o completo enxágue há a remoção do excesso (de captação consciente pelo olho humano). Restando o resíduo que irá acentuar o efeito óptico (de captação inconsciente pelo olho humano). O problema era visual e me fez lembrar dos lençóis branquinhos que minha avó colocava no varal para secar. Na superfície daquele tecido havia uma fina camada de tintura azul reflector de raios UV






b) Observação feita através de microscópio em pluma de ave fraudada para eliminação de melanina .Clara corrosão evidenciando ataque químico às pontas da pena danificando e modificando sua estrutura natural inclusive prejudicando seu acentamento na ave




C) Pena pigmentada artificialmente. Notamos a deposição de pigmento negro alterando a eumelanina da ave. Caracterizando fraude

1.3 Microscópio
Este foi o ponto onde mais evoluímos em nossas análises, principalmente na análise de penas atacadas por meio químico, penas cortadas ou encurtadas melhorando a categoria ou no registo de tinta aplicada sobre as penas. Como temos uma camera acoplada ao equipamento foi possível fotografar-se ou até mesmo mostrar ao criador ou representante dos clubes a evidência objectiva da fraude.





Foto1 :Pena comparativa onde não ocorreu tosa da extremidade




Foto 2: Pena onde visivelmente ocorreu tosa de extremidade



Foto 3 : Fundo claro mostrando claramente a distribuição melânica e lipocromica de uma pena sem fraude.

 


Foto 4 : Mesmo fundo da foto 03, agora , mostrando claramente a pena fraudada por tosa modificando a categoria da ave




Foto 5 : Pena integra isenta de fraude



Foto 6 :Ataque químico caracterizando fraude a ave melânica fundo amarelo,notamos a total alteração da plumagem ,inclusive com a segmentação da extremidade



Foto7- Exemplo de plumagem onde não ocorreu nenhum tipo de ataque químico.Notamos claramente a integridade da plumagem ataque químico. Notamos claramente a integridade da plumagem numa simples observação das suas condições feitas em microscópio.




Foto 8 : Foto comparativa com outro fundo, onde , notamos a integridade total da plumagem

1.4 Reacção química
Procedimento bastante simples, porem eficiente, que consiste em provocar uma reacção química nas penas coletadas (recolhidas) da ave em análise, para se verificar se há algum desprendimento de elemento químico aplicado.


1- Pena pigmentada artificialmente caracterizando fraude   



1.a- Mesma pena agora com a remoção do pigmento fraudador

1.5 Análise em laboratório
Metodologia nova que se mostrou bastante eficiente em dois casos de fraude por pintura, diagnosticados pelos resultados no ensaio de Cor e ou DQO, depois de confirmados pelo ataque químico às penas e verificação em microscópio.

1-   Acções futuras 
Estaremos trabalhando com novidades para 2009, no aperfeiçoamento de algumas novas metodologias, buscando melhoramento contínuo no controle das fraudes. É um caminho sem volta e que deverá seguir buscando a inibição completa desta prática , que infelizmente é comum no nosso meio.


Foto1: exemplo de plumagens absolutamente integras, sem nenhum tipo de elemento químico que realça o brilho pela colagem das pontas.



Nesses exemplos que observamos que as extremidade da pena está com as Bárbulas coladas, provocando um aumento significativos no brilho e na tonalidade da melanina.


2-   Considerações finais.
Apenas estamos no início, mas com a evolução acelerada, trata-se de um projecto que exige melhoramento contínuo, aperfeiçoamento e investimento em tecnologia para poder inibir e punir todas as iniciativa contrárias ao melhoramento por desenvolvimento genético das aves domésticas. Todos sem excepção, devem estar conscientes que a manutenção da posição Brasileira de elevada qualidade em suas aves estará ligada ao desenvolvimento genético, não a fraudes.
 







Foto1: exemplo de plumagens absolutamente integras, sem nenhum tipo de elemento químico que realça o brilho pela colagem das pontas.
Nesses exemplos que observamos que as extremidade da pena está com as Bárbulas coladas, provocando um aumento significativos no brilho e na tonalidade da melanina.




a)Plumagem adulterado com as bárbulas totalmente unidas evidente após reacção química na amostragem das penas
b) Plumagem absolutamente normal, observa-se pela integridade das bárbulas.



Algumas considerações:
Gostaria de salientar três aspectos que considero muito importantes neste trabalho.
1- Motivação
Principalmente de criadores novos que podem competir em igualdade de Condições podendo se preocupar única e exclusivamente no que agrega valor, que é a formação de um plantel de alto valor genético, buscado a melhoria continua de seus exemplares se a preocupação genética ou o trabalho no desenvolvimento ilícito
2- O melhor, de fato deve vencer. A ave que tiver o melhor fenótipo sem modificações artificiais deve vencer em nome do desenvolvimento o naturalmente melhor é que entrará na procriação com vistas a transmitir suas qualidades, e este processo, natural, não pode ser modificado pois representa um retrocesso no desenvolvimento e consequentemente oposição a qualidade da criação de canários no Brasil
3- Amor pela ave antes do amor pela vitória
Deve haver, antes de tudo, uma preocupação pela saúde no animal. “Preparações ilícitas normalmente sacrificam o bem-estar da ave e até a saúde do “preparador” que algumas vezes não tem noção da base química do produto manuseado.
O bem-estar animal tem que ser uma prioridade.
Tudo o que já foi feito no controle de fraudes e o que ainda deverá ser feito tem como objectivo que esta actividade, a qual chamamos de hobby, ou melhor, deste maravilhoso hobby, continue sendo prazeroso e que continue prosperando, unindo pessoas, fazendo amigos e atraindo mais amigos para o nosso meio.



Os textos são da autoria de
Carlos Lima – Presidente do LCCP, juiz de canários de Porte CNJ/OMJ e Juíz de canários de cor CN
Luis Filipe Vilas Boas- Juíz de canários de Porte  CTJ/OMJ
Luis Morais – Tradução para o Espanhol
Revisão do texto – Pedro Boavida
A todos os interessados em participar ou para qualquer tipo de esclarecimento, devem entrar em contacto com  Carlos Lima, Telemóvel :  + 351 969946033  ou  + 351 210 879 030  ou ainda através do e-mail: lima.mosaico@gmail.com

Sem comentários:

Enviar um comentário